7 Maneiras de pedir desculpas


      Pisou na bola e está se remoendo? Sugerimos maneiras bacanas de você voltar a sorrir

      Pensando bem, a verdade é que você errou. Mandou mal. Fez alguma coisa errada. E agora, no escuro do quarto, você está se remoendo por dentro. Para aliviar o coração e seguir adiante, nada melhor do que pedir desculpas. Não sabe como? Você vai me desculpar, mas há várias formas de fazer isso.
Segundo a psicóloga Priscila Gaspar, é o orgulho que adia o pedido de desculpas. "Muitas pessoas têm dificuldades em pedir desculpas porque se sentem diminuídas com o ato. Ao pedir desculpas estamos admitindo que não somos perfeitos e isso fere nosso orgulho", explica. Da mesma forma que pedir, perdoar não é tarefa fácil. "Para algumas pessoas, aceitar desculpas significa ceder e, para se mostrarem firmes e duronas, não cedem! Não percebem que isso apenas aumenta as desavenças e torna a convivência mais difícil", alerta a psicóloga.


      Para quem tem vergonha ou não sabe que palavras usar, existe cartões de desculpas. "É importante lembrar que nada melhor que um diálogo, talvez selado com um abraço e, por que não, algumas lágrimas", assegura a psicóloga, salientando que, além do pedido de desculpas, temos que tratar de mudar as atitudes. "Reparar o erro é fundamental. Não adianta pedir desculpas e nada fazer para consertar ou amenizar as consequências da falta cometida. Por outro lado, se uma pessoa apenas repara o erro e nada fala, é porque o orgulho ainda está presente e ela não consegue se sentir à vontade", afirma.

Para facilitar o seu pedido:

NÃO ESPERE MÁGICA: não adianta pedir desculpas se for da boca para fora. O negócio é abrir o peito e falar sobre seus sentimentos mais profundos, sem medo da reação do outro. “Não temos a garantia de que o pedido vai ser aceito, pois como ‘palavras’ não são mágicas, podem não apagar de imediato ou em definitivo uma mágoa”.

MUDE DE COMPORTAMENTO: pedir desculpas com todas as letras está difícil? Há quem prefira evitar as palavras e mudar de atitude “Tem gente que não se desculpa por nadica de nada, mesmo quando sabe que vacilou. Mas utiliza um modo surpreendente de ser desculpado mesmo sem falar nada: ele age. 

DÊ UM ABRAÇO: todo mundo sabe que uma conversa flui melhor quando há carinho entre os envolvidos. Uma forma de trazer os sentimentos à tona é dar a mão ao outro, encostar no seu braço, ou, melhor ainda, dar um abraço. Parece que assim as barreiras se rompem e é mais fácil tocar o coração do outro. 



ESPERE QUE O OUTRO SE ACALME: não adianta tentar pedir desculpas quando o outro ainda está soltando fumaça pelo nariz. Se é o caso, tenha paciência e espere o tempo passar. “Mais cedo ou mais tarde ele vai te entender! Espera a poeira abaixar para conversar e expor a situação”.

COMPRE UM CARTÃO: às vezes é difícil admitir os próprios erros, mas é preciso tentar. “Saber admitir quando se está errado não é tarefa para qualquer um. Não são todos que conseguem abrir a boca para dizer a palavra ‘desculpa’. Acabamos nos redimindo de outras formas, através de gestos ou mensagens. Cada um tem seu jeito de lidar com o próprio erro.
  
MANDE FLORES: se o medo é que o outro não aceite o seu pedido, que tal dar um jeito de amolecer seu coração? Para isso, vá à floricultura mais próxima e envie um mimo para quem você quer que te perdoe. “Mande um lindo buquê de rosas com uma linda mensagem e um belo pedido de desculpa”.

DEIXE A VERGONHA DE LADO: procure a pessoa com quem você agiu mal e, sem rodeios, fale com todas as letras: “desculpe”. Não precisa sentir vergonha, saber pedir desculpas é uma qualidade tão bonita quanto saber desculpar. “Acho que pedir desculpas e desculpar alguém é de uma grandeza que não tem tamanho, por tanto não tenha vergonha de pedir desculpas e nem vergonha de perdoar. Você não sabe o peso que você vai tirar das costas”.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/amor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário