Museu dos Relacionamentos Terminados


      Quando um namoro acaba, sobra muito mais que memórias boas (ou nem tanto) da relação. Fora o imaterial, que fica na lembrança, sobra todo o físico, aquelas coisas que o ex deixou ou esqueceu com você.
As coisas que eram do casal e você não quer mais... Os cartões e mimos que ele deu e que você quer bem longe.... jogar no lixo parece muito desperdício, certo? E é. Na Croácia, os restos mortais de amores já não felizes viraram obra de arte. E tantas juntas viraram claro, um museu. 

      Os artistas Olinka Vištica e Dražen Grubišić, depois que acabaram um namoro de quatro anos, juntaram seus "restos" e fundaram o "Museu dos Relacionamentos Terminados" (http://new.brokenships.com/en). Lá, expuseram tudo o que tinham acumulado juntos e superam a separação de um jeito inusitado. Hoje, vários casais doam seus pertences (ou o que não os pertence mais) ao local. 

      Para os dois artistas, a ideia do museu é curar a perda ou a dor de cotovelo com ajuda da criação artística. E serve para "celebrar", se possível, o fim de uma relação - assim como os funerais, por exemplo. Hoje o museu virou até um livro, com fotos dos objetos expostos durante dois anos, em exposições itinerantes através da Europa. 

      Quem quiser apagar (ou tirar das gavetas) as lembranças do ex, principalmente aquelas que, infelizmente, hoje lembram mais dores que alegrias, pode doar o cemitério todo para o museu. Basta preencher esse formulário e colocar tudo no caixa do correio. Todas as peças são expostas anonimamente, não se preocupe!





      E você, já passou por isso? E fez o que com os restos mortais do ex? O que fazer com o que sobra da vida a dois?


Nenhum comentário:

Postar um comentário