Nações Solidárias

Dois dos grandes parceiros da Festa das Nações piracicabana, o Centro de Reabilitação de Piracicaba e o SEAME, respectivamente, através da barraca Holandesa e da barraca Portuguesa estarão, mais uma vez, presentes nesta edição da festa e, como sempre, contando com o apoio do público que, ano após ano, comparece e prestigia este evento gastronômico de todas as raças e sabores.
      
      Acompanhe as entrevistas com a assistente social e gerente do CRP, Rosa Maria Pompeu Ferreira e com a assistente social do SEAME Marta Doná, que falaram com o Macaco contando um pouco do trabalho das instituições e da Festa das Nações 2011.
  
Quais as principais atividades do Centro de Reabilitação/SEAME hoje?
Rosa: O Centro de Reabilitação Piracicaba, tem como missão oferecer à pessoa com deficiência intelectual, física e múltipla; atendimento terapêutico, educacional e profissionalizante, propiciando o desenvolvimento máximo de suas potencialidades de acordo com suas necessidades e limitações.
Marta: O SEAME atende jovens em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir de 2011 retomou o acompanhamento da medida de Proteção (art. 101 – ECA) através de subsídio do FUMDECA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Além dos atendimentos individuais com o objetivo de fazer com que os jovens construam um projeto de vida pautado em ações lícitas, realizam-se na entidade as oficinas de arteterapia e informática, com o intuito de promover as potencialidades desses jovens.
Como forma de inserção social os adolescentes recebem os encaminhamentos e acompanhamentos necessários.

Os familiares das pessoas atendidas participam do processo de tratamento de alguma forma?
Rosa: As famílias recebem acompanhamento Social e Psicológico com orientações sistemáticas, individual e em grupos, objetivando a participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação e reabilitação, pois é fundamental a participação adequada da família.
Marta: Sim. Além do acompanhamento com o adolescente é feito necessariamente o atendimento familiar, uma vez que se torna inviável traçar metas com os jovens sem levar em consideração o contexto no qual estão inseridos. Para tanto o papel da família é fundamental no processo.

Qual é, em sua opinião, ou qual deveria ser o papel da sociedade para melhor acolher os cidadãos com algum tipo de deficiência ou marginalizados? 
Rosa: Cabe à sociedade não discriminar e não ter preconceitos, buscar olhar as eficiências das Pessoas com Deficiência, procurar tirar o "D", assim irão se surpreender com a capacidade de superação e com a eficiência nas ações a que se propõem e para a qual foram qualificadas, respeitando sempre as limitações e nível de desenvolvimento de cada uma.  
Marta: A população atendida pelo SEAME realmente sofre com a marginalização, principalmente por não haver estrutura social adequada para a não inserção desses jovens na criminalidade. Como trabalhamos diretamente com o processo curativo, pois os adolescentes já estão envolvidos criminalmente, leva-se em consideração a importância de vê-los numa conjuntura social diferenciada, sempre observando que esses jovens não são criminosos, mas estão envolvidos na prática infracional. Socialmente isso não acontece o que favorece a perpetuação da discriminação tanto no meio familiar, como na escola, trabalho e na sociedade de maneira geral. Importante ressaltar que o olhar para esses jovens não deve ser condescendente e sim objetivado numa vida digna.

O que você diria às pessoas que gostariam de colaborar de alguma forma com o CRP/SEAME, porém não sabem o que fazer ou por onde começar?
Rosa: Deixo um convite para as pessoas conhecerem nossa instituição e assim observar in loco onde e como a colaboração de cada um é aplicada em beneficio dos trabalhos desenvolvidos em prol da pessoa com deficiência.
Marta: É de extrema importância que a sociedade se aproprie da belíssima história de trabalho da entidade nesses 30 anos, pois só assim será possível vislumbrar o quanto esse trabalho foi e continua sendo de extrema importância na de vida de muitos jovens que passaram por aqui. Obviamente, assim como toda atividade social, há entraves que dificultam o processo de inserção desses jovens na sociedade, entretanto nesses 30 anos há histórias de lutas e vitórias que motivam toda a equipe e diretoria da entidade a dar continuidade à esse trabalho. A manutenção financeira do trabalho é importante, mas de nada adianta se a sociedade não oportunizar à esses jovens se sentirem cidadãos e participantes da história desse país.

Qual a importância da Festa das Nações para a manutenção das entidades assistenciais apoiadas?
Rosa: A principal importância da Festa das Nações para o CRP é a divulgação dos trabalhos e captação de recursos para contribuir com a manutenção dos trabalhos desenvolvidos, pois contamos com 609 usuários matriculados e 120 funcionários. Nossos recursos são provenientes de: 8% Recurso Federal; 18% Recurso Estadual; 6% Recursos Municipais e 68% Recursos Próprios (doações e colaborações). Visitem nosso site e consultem nosso Relatório de Atividades, observem nossos resultados. 
Marta: O foco principal é a manutenção do trabalho realizado. No caso específico do SEAME a Festa é responsável por complementar a verba anual para desenvolvimento do trabalho, tendo em vista que apesar de haver o subsídio municipal, esse não contempla todas as atividades desenvolvidas.

Destaque algum acontecimento ou evento atual do centro para conhecimento da população de Piracicaba e região.
Rosa: O Centro de Reabilitação Piracicaba é muito dinâmico, realizamos a Comemoração da Páscoa, onde um grupo de voluntários arrecadou verba através de um jantar servindo Yakissoba e entregou a cada usuário presente um ovo de Páscoa de 200 gr. Estaremos também, dias 14 e 15 de maio, participando da Virada Cultural, onde as pessoas poderão visitar nossa barraca e encontrar o melhor chopp com croquete, salsicha, fritas e a tradicional torta holandesa. Dia 27 de abril estaremos reabrindo nosso brechó com roupas de outono e inverno.
Marta: Além da Festa das Nações, realiza-se uma vez por ano um Jantar Beneficente (Noite Portuguesa), que também tem por objetivo complementar a verba da entidade e divulgar o Jantar Reservado da Festa das Nações.
Já com relação ao trabalho existem atividades diversas que vão desde exposição de trabalhos realizados na oficina de arteterapia que é atendida pelo artista plástico Cássio Padovani, bem como participação dos jovens em atividades diversas.

  
A Festa das Nações de Piracicaba acontece no Engenho Central de 18 a 22 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário