Quem é a pessoa que mais influenciou a sua vida?

     Esta pergunta tem mil respostas diferentes. Desde a infância até hoje, se a gente for pensar em todo mundo que nos ensinou, nos acolheu, nos causou admiração, e nos deu exemplos a seguir – ou a não seguir, que ensinam muito também - a lista talvez seja longa. Mas é muito provável que o denominador comum à maioria das listas seja ninguém menos que aquela que começou tudo: sua mãe. 
     Influência é algo curioso. As suas ações são silenciosa e indiretamente afetadas e você, muitas vezes nem nota.  Quando esta influência vem construída sobre exemplos de amor e caráter, é inevitável que a colheita que irá gerar ao longo de sua vida, seja positiva e contagiosa. Sua boa influência, influencia outros e toca a forma de agir de muita gente. É o famoso círculo virtuoso.  
     Para o bem ou para o mal , ao se dar conta, o sujeito já está reproduzindo as boas – e, talvez nem tão boas – mensagens, diretas e subliminares, que recebeu ao longo de toda uma existência.  
Assim somos formados e assim vamos formando uns aos outros. Como não dizer que somos todos um? E como não reconhecer a gigantesca influência que uma mãe tem nas nossas vidas, o tempo todo?
Jovens e experientes, Descoladas e conservadoras, clássicas e modernas, carinhosas e reservadas, presentes e ausentes, vivas de corpo e vivas de alma, mães de muitos e mães de um, risonhas e sisudas, todas em uma e uma presença viva, ainda que longe. 
     Mãe não se define com palavras, não se explica sem lágrimas e não esquece nem quando não estamos pensando nela. Ela é sempre parte daquilo que somos e oferecemos ao mundo.
     Feliz dia das Mães para todas as mãe, para as Mães do bando, que cresce a cada dia!


Presenteie-a aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário