Monte Sião para todos os bolsos!



Ao Sul do estado de Minas Gerais, esta cidade conhecida pelas malhas, tem clima agradável, paisagens deslumbrantes, pesqueiros, fontes de água mineral, bons hotéis e restaurantes que servem a famosa comida mineira e o calendário de eventos como Festa à Fantasia, Carnaval, Motocross, Festa do Peão, Festa Italiana, Encontro de Bandas e a Festa de Nossa Senhora da Medalha. E a cidade proporciona compras e turismo o ano inteiro.
Quem já esteve em Monte Sião, assim como outras cidades do circuito das Águas do estado de São Paulo, sabe que, além das opções de passeio, Monte Sião e as incríveis cidades vizinhas são imbatíveis em oferecer opções de compras para o outono/inverno. Malhas de lã de todos os tipos, modelos, cores e estilos. Moda masculina e infantil, mas sobretudo, muita moda feminina.  São blusas, casacos, meias, boinas, cachecóis, vestidos, calças, e tantas outras opções em lã que deixam qualquer mulher enlouquecida.  Loja após loja, uma breve caminhada na região central da cidade proporciona incontáveis impulsos de compra, especialmente para os homo sapiens do gênero feminino. É que, além das peças muito bonitas, Monte Sião tem outro diferencial ultra-atrativo: os preços.
É praticamente impossível que as lojas das cidades não fabricantes consigam fazer frente aos preços praticados em Monte Sião e região. A maioria das blusas mais caras de lã, não ultrapassa os cinquenta reais, a maioria dos casacos 7/8 não ultrapassa os oitenta, mesma faixa de valor cobrada nos vestidos.
Fazer compras em Monte Sião pode ser agradável até para os consumidores mais avessos aos polos comerciais, exceto, é claro, em dias de maior movimento, onde fica difícil desviar das pessoas nas ruas. Ainda assim, continua sendo um programa legal para os admiradores de lugares de clima ameno – e muito frio no inverno – comerciantes amigáveis, comida tipicamente mineira, paisagens aconchegantes e a sempre bem-vinda mudança de ares que o turista tanto procura.
Conheça mais sobre Monte Sião no portal: http://www.portalmontesiao.com.br/cidade

Visagismo: saiba o que seu cabelo pode falar de você



      Ter um estilo próprio vai além da moda. Não adianta querer ter o corte ou a coloração do cabelo de determinada celebridade se aquele modelo não combina com seu estilo. Descobrir o look que combina com cada personalidade também não significa que a moda será deixada de lado, pelo contrário, o visagista inglês Philip Hallawell, explica os benefícios que sua técnica pode trazer, conta o que cada tipo e corte de cabelos significam e mostra duas transformações feitas por meio dessa técnica.

      "O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um", define Hallawell.

      Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.

       "A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um", explica.

       Segundo Hallawell o visagismo trabalha com o belo. "Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades", especifica.

       A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional. Não é preciso ter conhecimento em visagismo para entender as mensagens transmitidas pela imagem do outro.

       Por isso, Hallawell mostra o que os cabelos podem comunicar sobre você, mesmo que as mensagens transmitidas por sua imagem não estejam de acordo com sua personalidade. Por isso, confira os significados de cada um e veja se o seu corte de cabelo condiz com a imagem que você deseja passar.

Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura.

Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura.

Cabelos com linhas inclinadas: transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, o que segundo o visagista Philipi Hallawell, é algo perigoso, pois mostra desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.


Cabelos com linhas curvas: os cabelos estilo "Gisele Bündchen" transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.

Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.

Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): segundo Hallawell trata-se de uma linha lúdica, que transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. "Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho. E essa é a mesma reação de quem as vê", explica.


Mês das Noivas: mitos ou verdades?

      Superstição, tradição ou só bom-humor?
      Acreditando ou não, divirta – se com as crendices que envolvem a cerimônia mais esperada da vida da grande maioria das mulheres.

Noivado
  • Uma mulher não deve casar com um homem cujo apelido comece com a mesma letra que o dela.
  • Uma mulher só deve pedir um homem em casamento nos anos bissextos, de outra forma arrisca-se a que o casamento não dê certo.
  • A noiva não deve remover o seu anel de comprometida ate ao dia do casamento para não dar azar ao casamento.
  •  Os anéis de noivado e as alianças de casamento devem ser usadas no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo existe uma veia que vai direta ao coração.
Dia do casamento
  • Se a noiva chorar no dia do casamento, é bom sinal, pois essas serão as últimas lágrimas que derramará em todo o seu casamento.
  • Se o noivo deixar cair a aliança de casamento durante a cerimônia, o casamento não será dotado de boa sorte.
  • Os votos não devem ser ditos depois de as horas começarem a andar para trás, ou seja, depois das 18:00h.
  • O sábado é o dia menos feliz para realizar um casamento.
  • O noivo deve chegar à igreja antes da noiva e deve entrar na igreja com o pé direito.
  • A menina das flores anuncia a noiva com flores como símbolo de fertilidade.
  • Se a irmã mais nova casar primeiro que a mais velha, a mais velha deve dançar descalça no dia do casamento da irmã. Se não o fizer, nunca encontrará um marido.
  • Dá sorte casar num dia da semana em que o noivo tenha nascido, ou mesmo no seu dia de aniversário.
Roupas
  • A noiva não deve ajudar, nem ser ela a confeccionar o seu vestido de casamento.
  • Emprestar um vestido de casamento significa boa sorte para quem o recebe e má sorte para quem o empresta.
  • As damas de honra servem para confundirem os maus espíritos, para que não saibam quem é a noiva.
  • Usar pérolas no dia do casamento significa que por cada pérola serão derramadas lágrimas de tristeza.
  • O véu protege a noiva dos maus espíritos.
  • Se a noiva rasgar o seu vestido no dia do casamento significa que o seu casamento terminará com morte. 
  • É considerado sinal de boa sorte se a noiva encontrar uma aranha no seu vestido de noiva no dia do casamento.
Bolo de casamento
  • A noiva e o noivo cortam juntos a primeira fatia de bolo para assegurarem uma vida de partilha.
  • As convidadas solteiras deverão levar para casa uma fatia de bolo de casamento e colocá-la debaixo da almofada, desta forma sonharão com o homem com quem irão casar.
Depois do casamento
  • O primeiro a adormecer na noite de núpcias será o primeiro a morrer.
  • Depois de casar, e quando entrar na nova casa pela primeira vez, a noiva não deve tropeçar nem cair, para que o casamento corra sem percalços. Daí a tradição do noivo levar a noiva ao colo quando entram na nova casa depois do casamento.
  • Atirar arroz, flores ou confetes aos noivos significa um casamento com fertilidade.

Quando sorrir faz mal

Sabe aquele risinho amarelo, forçado, que serve apenas para tentar agradar à freguesia? Livre-se dele ou você poderá prejudicar a saúde e os negócios


    Funcionários que lidam diretamente com o público e passam o dia sorrindo contribuem para um bom e produtivo ambiente de trabalho, certo? Depende do sorriso. Aquele amarelo, tão falso quanto uma nota de R$ 3, pode ser contraproducente e acabar minando os negócios. Pelo menos é este o resultado de um estudo feito por professores da Universidade de Michigan. Segundo os pesquisadores, a energia aparentemente positiva de um funcionário “farsante” não só piora o seu humor como dificulta o cumprimento das tarefas cotidianas. Por outro lado, quando o riso é genuíno e tem origem em pensamentos positivos ocorre uma efetiva melhora no ânimo.
      Durante duas semanas, os pesquisadores acompanharam a rotina de motoristas de ônibus. Cabe lembrar que, nos Estados Unidos, os motoristas também atuam como cobradores, o que lhes obriga a interagir frequentemente com o público. Nas ocasiões em que estes profissionais declararam ter tentado disfarçar pensamentos negativos com sorrisos forçados, as respostas aos questionários revelaram uma nítida piora no humor. Não por acaso, os períodos de alteração no estado de espírito revelados pela pesquisa coincidiram com um aumento de ausência no trabalho. Por outro lado, quando os motoristas disseram que cultivaram pensamentos positivos – como lembranças das férias –, as faltas no trabalho caíram e o humor manifestado nas respostas da pesquisa melhorou.
      “Empresários podem pensar que ter funcionários sorridentes é algo bom para a organização, mas não é bem assim”, disse Brent Scott, professor de administração responsável pelo estudo. “Sorrir por sorrir pode levar à exaustão emocional e fazer o funcionário se ausentar do trabalho.” O efeito foi ainda mais forte entre as mulheres, que apresentaram, além de uma queda mais acentuada no humor, maior propensão que os homens a faltar no trabalho após uma longa série de sorrisos amarelos. Da mesma forma, o pensamento positivo teve um efeito mais benéfico sobre elas, tanto no que diz respeito ao humor quanto à disposição para trabalhar.
      O estudo, publicado em fevereiro no Academy of Management Journal, não investigou as causas do fenômeno nem a razão da diferença entre gêneros. No entanto, segundo Scott, pesquisas anteriores indicam que as mulheres demonstram mais suas emoções do que os homens. Quando forjam um sorriso enquanto sentem emoções negativas, elas entram em um intenso conflito interno, que pode afetar mais fortemente os sentimentos. De qualquer forma, ensina o professor, mulheres e homens devem utilizar a técnica da semeadura de bons pensamentos com moderação. Ela parece de fato melhorar o humor no curto prazo, mas pode causar sequelas depois de certo tempo. “Se você ficar tentando cultivar boas emoções a todo momento, corre o risco de começar a se sentir falso”, afirmou Scott.

Fonte: Época Negócios

Quem é a pessoa que mais influenciou a sua vida?

     Esta pergunta tem mil respostas diferentes. Desde a infância até hoje, se a gente for pensar em todo mundo que nos ensinou, nos acolheu, nos causou admiração, e nos deu exemplos a seguir – ou a não seguir, que ensinam muito também - a lista talvez seja longa. Mas é muito provável que o denominador comum à maioria das listas seja ninguém menos que aquela que começou tudo: sua mãe. 
     Influência é algo curioso. As suas ações são silenciosa e indiretamente afetadas e você, muitas vezes nem nota.  Quando esta influência vem construída sobre exemplos de amor e caráter, é inevitável que a colheita que irá gerar ao longo de sua vida, seja positiva e contagiosa. Sua boa influência, influencia outros e toca a forma de agir de muita gente. É o famoso círculo virtuoso.  
     Para o bem ou para o mal , ao se dar conta, o sujeito já está reproduzindo as boas – e, talvez nem tão boas – mensagens, diretas e subliminares, que recebeu ao longo de toda uma existência.  
Assim somos formados e assim vamos formando uns aos outros. Como não dizer que somos todos um? E como não reconhecer a gigantesca influência que uma mãe tem nas nossas vidas, o tempo todo?
Jovens e experientes, Descoladas e conservadoras, clássicas e modernas, carinhosas e reservadas, presentes e ausentes, vivas de corpo e vivas de alma, mães de muitos e mães de um, risonhas e sisudas, todas em uma e uma presença viva, ainda que longe. 
     Mãe não se define com palavras, não se explica sem lágrimas e não esquece nem quando não estamos pensando nela. Ela é sempre parte daquilo que somos e oferecemos ao mundo.
     Feliz dia das Mães para todas as mãe, para as Mães do bando, que cresce a cada dia!


Presenteie-a aqui

Nações Solidárias

Dois dos grandes parceiros da Festa das Nações piracicabana, o Centro de Reabilitação de Piracicaba e o SEAME, respectivamente, através da barraca Holandesa e da barraca Portuguesa estarão, mais uma vez, presentes nesta edição da festa e, como sempre, contando com o apoio do público que, ano após ano, comparece e prestigia este evento gastronômico de todas as raças e sabores.
      
      Acompanhe as entrevistas com a assistente social e gerente do CRP, Rosa Maria Pompeu Ferreira e com a assistente social do SEAME Marta Doná, que falaram com o Macaco contando um pouco do trabalho das instituições e da Festa das Nações 2011.
  
Quais as principais atividades do Centro de Reabilitação/SEAME hoje?
Rosa: O Centro de Reabilitação Piracicaba, tem como missão oferecer à pessoa com deficiência intelectual, física e múltipla; atendimento terapêutico, educacional e profissionalizante, propiciando o desenvolvimento máximo de suas potencialidades de acordo com suas necessidades e limitações.
Marta: O SEAME atende jovens em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir de 2011 retomou o acompanhamento da medida de Proteção (art. 101 – ECA) através de subsídio do FUMDECA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Além dos atendimentos individuais com o objetivo de fazer com que os jovens construam um projeto de vida pautado em ações lícitas, realizam-se na entidade as oficinas de arteterapia e informática, com o intuito de promover as potencialidades desses jovens.
Como forma de inserção social os adolescentes recebem os encaminhamentos e acompanhamentos necessários.

Os familiares das pessoas atendidas participam do processo de tratamento de alguma forma?
Rosa: As famílias recebem acompanhamento Social e Psicológico com orientações sistemáticas, individual e em grupos, objetivando a participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação e reabilitação, pois é fundamental a participação adequada da família.
Marta: Sim. Além do acompanhamento com o adolescente é feito necessariamente o atendimento familiar, uma vez que se torna inviável traçar metas com os jovens sem levar em consideração o contexto no qual estão inseridos. Para tanto o papel da família é fundamental no processo.

Qual é, em sua opinião, ou qual deveria ser o papel da sociedade para melhor acolher os cidadãos com algum tipo de deficiência ou marginalizados? 
Rosa: Cabe à sociedade não discriminar e não ter preconceitos, buscar olhar as eficiências das Pessoas com Deficiência, procurar tirar o "D", assim irão se surpreender com a capacidade de superação e com a eficiência nas ações a que se propõem e para a qual foram qualificadas, respeitando sempre as limitações e nível de desenvolvimento de cada uma.  
Marta: A população atendida pelo SEAME realmente sofre com a marginalização, principalmente por não haver estrutura social adequada para a não inserção desses jovens na criminalidade. Como trabalhamos diretamente com o processo curativo, pois os adolescentes já estão envolvidos criminalmente, leva-se em consideração a importância de vê-los numa conjuntura social diferenciada, sempre observando que esses jovens não são criminosos, mas estão envolvidos na prática infracional. Socialmente isso não acontece o que favorece a perpetuação da discriminação tanto no meio familiar, como na escola, trabalho e na sociedade de maneira geral. Importante ressaltar que o olhar para esses jovens não deve ser condescendente e sim objetivado numa vida digna.

O que você diria às pessoas que gostariam de colaborar de alguma forma com o CRP/SEAME, porém não sabem o que fazer ou por onde começar?
Rosa: Deixo um convite para as pessoas conhecerem nossa instituição e assim observar in loco onde e como a colaboração de cada um é aplicada em beneficio dos trabalhos desenvolvidos em prol da pessoa com deficiência.
Marta: É de extrema importância que a sociedade se aproprie da belíssima história de trabalho da entidade nesses 30 anos, pois só assim será possível vislumbrar o quanto esse trabalho foi e continua sendo de extrema importância na de vida de muitos jovens que passaram por aqui. Obviamente, assim como toda atividade social, há entraves que dificultam o processo de inserção desses jovens na sociedade, entretanto nesses 30 anos há histórias de lutas e vitórias que motivam toda a equipe e diretoria da entidade a dar continuidade à esse trabalho. A manutenção financeira do trabalho é importante, mas de nada adianta se a sociedade não oportunizar à esses jovens se sentirem cidadãos e participantes da história desse país.

Qual a importância da Festa das Nações para a manutenção das entidades assistenciais apoiadas?
Rosa: A principal importância da Festa das Nações para o CRP é a divulgação dos trabalhos e captação de recursos para contribuir com a manutenção dos trabalhos desenvolvidos, pois contamos com 609 usuários matriculados e 120 funcionários. Nossos recursos são provenientes de: 8% Recurso Federal; 18% Recurso Estadual; 6% Recursos Municipais e 68% Recursos Próprios (doações e colaborações). Visitem nosso site e consultem nosso Relatório de Atividades, observem nossos resultados. 
Marta: O foco principal é a manutenção do trabalho realizado. No caso específico do SEAME a Festa é responsável por complementar a verba anual para desenvolvimento do trabalho, tendo em vista que apesar de haver o subsídio municipal, esse não contempla todas as atividades desenvolvidas.

Destaque algum acontecimento ou evento atual do centro para conhecimento da população de Piracicaba e região.
Rosa: O Centro de Reabilitação Piracicaba é muito dinâmico, realizamos a Comemoração da Páscoa, onde um grupo de voluntários arrecadou verba através de um jantar servindo Yakissoba e entregou a cada usuário presente um ovo de Páscoa de 200 gr. Estaremos também, dias 14 e 15 de maio, participando da Virada Cultural, onde as pessoas poderão visitar nossa barraca e encontrar o melhor chopp com croquete, salsicha, fritas e a tradicional torta holandesa. Dia 27 de abril estaremos reabrindo nosso brechó com roupas de outono e inverno.
Marta: Além da Festa das Nações, realiza-se uma vez por ano um Jantar Beneficente (Noite Portuguesa), que também tem por objetivo complementar a verba da entidade e divulgar o Jantar Reservado da Festa das Nações.
Já com relação ao trabalho existem atividades diversas que vão desde exposição de trabalhos realizados na oficina de arteterapia que é atendida pelo artista plástico Cássio Padovani, bem como participação dos jovens em atividades diversas.

  
A Festa das Nações de Piracicaba acontece no Engenho Central de 18 a 22 de maio de 2011.